Nossos Cursos

Somos a única empresa da América Latina certificada a ministrar os cursos da Kagan Professional Development, sediada nos Estados Unidos. Com filiais no Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Espanha, Nova Zelândia, Austrália, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Cingapura, formamos uma das maiores empresas de desenvolvimento profissional docente a contribuir com lifelong learning voltado para a diversificação da instrução pedagógica e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em alunos de todas as idades. Todos os cursos podem ser ministrados em inglês (conteúdo original) e alguns cursos já estão prontos e sendo aplicados em escolas regulares do Brasil em português, como o Aprendizagem Cooperativa, Aprendizagem Cooperativa para Educação Infantil, Jogos Divertidos e o Ensino Baseado no Funcionamento do Cérebro.


Reuniões Cooperativas
12 horas - 2 módulos de 6 horas.

Ementa: Gestores e coordenadores pedagógicos devem formar uma forte aliança quando pensamos nos processos de implementação e execução das ações pedagógicas, a formação continuada dos docentes, a organização das atividades escolares, assim como o ambiente necessário para a aprendizagem dos alunos, o clima organizacional e as relações entre os membros de toda a equipe. As reuniões pedagógicas devem refletir o que a equipe de gestão acredita e deseja ver acontecendo em todos os âmbitos da unidade escolar onde atuam, portanto, se colocam no papel dos principais exemplos para o sua equipe.


O curso: As reuniões pedagógicas podem ser organizadas de modo que desenvolvam as competências relacionais e de desenvolvimento de pessoas da equipe gestora, oferecendo estratégias que motivam, engajam e constróem relações de confiança entre os pares. Nesta proposta de reuniões ou encontros cooperativos, os gestores e coordenadores pedagógicos vivenciam e aprendem o passo a passo de estruturas de aprendizagem que estimulam a participação ativa, melhoram as relações pessoais e aumentam o engajamento dos participantes. A equipe gestora se empodera para o desenvolvimento e acompanhamento de uma comunidade docente envolvida com seus pares e com os objetivos da escola.


Destaques do curso


• Motivar a equipe para construir ideias em parceria;
• A equipe de gestão como um modelo diferenciado de exemplos instrucionais;
• Construir relações positivas entre os membros de toda a equipe
• Dominar estruturas de aprendizagem* que permitem a tomada de decisão cooperativa;
• Estratégias para otimização do tempo;
• Desenvolver o comprometimento pessoal com a escola e suas atividades;
• Criar uma visão compartilhada e trabalhar em equipe para alcançar os objetivos estipulados.


Aprendizagem Cooperativa
30 horas - 5 módulos de 6 horas cada.

Ementa: A sala de aula contemporânea está em processo de transformação. Nossos alunos recebem estímulos diversos da mídia, de suas famílias, do mundo em que estão inseridos. Ao mesmo tempo, querem que suas escolas sejam parte dessa transformação. Nós, educadores, também almejamos trabalhar de forma diferenciada, e buscamos fontes para tornar as aulas mais envolventes e engajadoras.


O curso: A formação na Metodologia de Aprendizagem Cooperativa oferece ferramentas instrucionais para que os professores possam utilizar uma grande variedade de estruturas de aprendizagem. Essas estruturas permitem que os alunos interajam em grupos e com a sala toda, criem uma identidade com suas turmas e com a escola, sintam maior apreço pelos estudos e consequentemente, desenvolvam habilidades socioemocionais. Muito além do trabalho em grupo, a Aprendizagem Cooperativa é sobre SE DESENVOLVER em grupo. Através de atividades desenvolvidas com base na neurociência, os alunos praticam o conteúdo acadêmico enquanto desenvolvem habilidades socioemocionais. Salas de aula se tornam comunidades de apoio, preparadas para enfrentar um mundo colaborativo e que exige grandes resultados.


Destaques do curso


• A organização de grupos de trabalho eficazes;
• Estruturas de aprendizagem - um currículo de habilidades sociais embutido no currículo acadêmico;
• Gerenciamento da sala de aula;
• Identidade do grupo - o desenvolvimento social entre participantes de um mesmo grupo;
• Identidade da sala de aula - estratégias que tornam a sala de aula uma comunidade e tem o poder de fechar ciclos de bullying;
• O grande diferencial da Aprendizagem Cooperativa, a PIPA: Participação equivalente, Interdependência Positiva, Produção Individual e Alta Interação Simultânea;